Blog

21 de julho de 2020 Saúde e Bem-estar

Queda de cabelo em homens

Uma queixa muito frequente nos consultórios de dermatologia e cirurgia plástica é a queda de cabelos. Ela pode ter variadas causas: estresse, deficiências vitamínicas, genética, dentre outras.

A calvície masculina é uma condição crônica que preocupa muito os homens e cursa com afinamento e rarefação capilar. Ela ocorre em homens com predisposição genética, sendo chamada de alopecia androgenética. Afeta 50% dos homens com 50 anos ou mais e até 80% de homens com até 80 anos. Entretanto, pode se manifestar mais cedo, em alguns casos tendo início logo após a puberdade. Pode atingir todas as etnias e é mais prevalente em população caucasiana (branca). É causa de grande estresse em alguns pacientes.

O diagnóstico é feito através de consulta médica, com exame dos cabelos (tricoscopia). Em alguns casos pode ser indicada biópsia.

A boa notícia é que existe tratamento, e ele visa aumentar a densidade capilar e diminuir a rarefação dos cabelos.

O tratamento consiste em uso de produtos aplicados topicamente pelo paciente em casa (como o tão conhecido minoxidil), além de medicações via oral (como a finasterida e vitaminas quando necessário) e procedimentos, como o laser. Os resultados são muito bons quando o tratamento é realizado de forma correta e regular.

Tem dúvidas? 🤔 Consulte com seu médico dermatologista para uma avaliação individualizada.

Texto escrito pela dermatologista da nossa equipe Dra. Aline Ventura.