Blog

20 de julho de 2020 Saúde e Bem-estar

Qual a diferença do Fotona Starwalker para o Fotona?

Essa semana me perguntaram isso nas redes sociais e todos os dias perguntam na clínica, percebi que muita gente confunde. Bem, são dois equipamentos diferentes, são centrais de laseres que apesar de compartilharem um dos comprimentos de onda possuem duração de pulso diferentes.

Na prática, são laseres diferentes e isso leva a efeitos diferentes nos tecidos. Por exemplo, laseres de duração de pulso curta como o Starwalker são ótimos para tratamento de pigmentos como manchas, melasma, tatuagem e estímulo de colágeno na pele. Já o Fotona mesmo, possui uma grande versatilidade nos tratamentos, desde estímulo de colágeno na pele quanto estímulo de colágeno nos tecidos profundos, tratamento de gordura, tratamento íntimo, tratamento de varizes entre outros.

A mensagem para você levar é que os tratamentos não são iguais, mesmo que se chame pelo nome do equipamento, (ex. Vamos fazer fotona!) a utilização e manejo dos laseres é totalmente operador dependente, o médico que aplica tem que ter conhecimento de física e fisiologia para que o paciente tenha melhor aproveitamento do tratamento, caso seja utilizado um protocolo como é o caso do protocolo 4D do Fotona, no qual as variáveis de parâmetros da máquina são pré-definidas, ainda assim os resultados são variáveis de pessoa para pessoa.