Blog

11 de agosto de 2020 Saúde e Bem-estar

Envelhecimento do terço médio da face

Com esse desenho esquemático que fiz podemos ilustrar vários estigmas de envelhecimento, mas hoje o assunto é Bigode Chinês! O nome dessa situação é aprofundamento ou marcação do sulco nasogeniano, que é um sulco que se forma logo abaixo das bochechas e vai da lateral no nariz até a lateral da boca muito visível ao sorrir.

👀 Quando o sulco aparece sem sorrir já chamamos de ruga! Isso ocorre por flacidez dos tecidos especialmente do terço médio da face (região abaixo das pálpebras) até a lateral da asa do nariz.

👩🏽‍⚕️ A melhor maneira de tratar é prevenir, evitar que a ruga se instale, uma das alternativas conservadoras que temos é o uso da técnica transmucosa com fotona intraoral para estimular a produção de colágeno responsável pela firmeza e elasticidade dos tecidos moles e ligamentos que sustentam a face. Com os estudos de anatomia e envelhecimento, entende-se que há grande relação causal do bigode chinês com a queda dos coxins de gordura e flacidez ligamentar, sem contar reabsorção óssea e demais alterações de todas as camadas anatômicas da face… que variam muito com a idade e condições clínicas do paciente, por isso os tratamentos precisam ser individualizados! Bjos 😘 #draanacarolinachociai