Blog

13 de setembro de 2018 Saúde e Bem-estar

Dicas para cuidar da pele do rosto no inverno

Nesta época do ano, o clima tende a ficar mais seco e, por isso, é preciso ter cuidados especiais com a pele da face.

Nossa pele é o órgão que mais sente a mudança da temperatura, principalmente a do rosto, pois ela está totalmente exposta ao ar mais frio e ao vento seco.

Neste período de temperaturas mais baixas, é importante realizar hidratações profundas, além de adotar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, com o objetivo de trazer benefícios a longo prazo.

Cuidados diários

Além da hidratação e de uma boa alimentação, é importante realizar cuidados diários para que a pele do seu rosto esteja sempre bem cuidada e livre dos problemas desta época do ano.

Escolha do sabonete

Lavar o rosto com sabonete comum no inverno pode ser um problema. Isso porque, devido ao seu pH elevado, ele pode conter substâncias um pouco mais agressivas que não irá realizar a hidratação necessária.

Por isso, ao comprar o sabonete, prefira um específico para lavagem do rosto ou que tenha um pH menor que 7.0. Você pode optar também por sabonetes líquidos, pois eles não possuem essas substâncias dos sabonetes tradicionais, que não agride a pele e realiza a hidratação.

Cuidado no banho

Apesar dos dias serem mais frios nesta época do ano, os banhos muito quentes devem ser evitados, pois prejudicam a oleosidade natural da pele. Por isso, opte por banhos mornos ou que não levem muito tempo em temperatura quente.

Outra dica bem interessante é optar pelas loções de limpeza durante o banho. Elas proporcionam limpeza profunda, mantêm a umidade natural da pele e não provocam irritação.

Água é fundamental

No inverno, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia ajuda ainda mais a hidratar e evitar os problemas causados pela baixa temperatura. Procure andar sempre com garrafinhas de água na mochila ou na bolsa, pois assim você não esquecerá de beber água no decorrer do dia.

Proteja os lábios e esfolie a pele

Para não deixar que os lábios sofram com a ação do frio, podendo rachar e até criar lesões, é fundamental utilizar um protetor hidratante labial.

Visando a hidratação ideal de todo o corpo, também é essencial esfoliar a pele, pois a esfoliação remove as células mortas e faz com que a renovação celular aconteça.

Existe uma série de cuidados diários que você deve prestar atenção nesta época do ano, mas é essencial priorizar a hidratação da pele, pois, com o tempo seco, ela tende a ressecar mais rapidamente.